Por que Jesus foi batizado?

Webnode
09-08-2011 13:40

 

Referências bíblicas 

 

 

     Uma só reposta não explicaria completamente o motivo para isso, pois há vários motivos nesse ato feito por Jesus. Ela é uma pergunta até que meio difícil de responder, pois qual a razão de Jesus Cristo ser batizado, já que nele não havia nenhum pecado.

     Em Mateus 3, 13-15 logo no versículo 13 Jesus vai até João para ser batizado por ele, porém no versículo 14 João fala a Jesus dizendo que ele é que precisa ser batizado por Jesus, e não o contrário. Já no versículo 15 Jesus diz a João para deixar assim por enquanto, porque convém que se faça isso para cumprir toda justiça.  A justiça que Jesus esta falando é a própria vontade de Deus Pai, para com o seu filho.

     Jesus queria nos deixar o exemplo porque Ele ao certo não precisava ser batizado, pois Nele não havia nenhum pecado. Na Palavra do Senhor Jesus fala para sermos seus imitadores, sendo assim ao ser batizado Ele queria nos lembrar e ressaltar sobre a importância do batismo, que na realidade é a morte da velha criatura e nascimento de uma nova criatura assim se tornando filho (a) de Deus, não sendo apenas uma criatura feita por Deus.

     No versículo 16 do capítulo 3 de Mateus, João batiza Jesus e logo após sair da água, o céu se abriu e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Neste momento no meu entendimento Jesus além de ser batizado nas águas ele também foi batizado com o Espírito Santo, porque Ele precisaria estar cheio do Espírito Santo, pois Jesus passaria 40 dias e 40 noites jejuando no deserto, e logo após seria tentado pelo Diabo. Vemos isso bem claro em Mateus 4, 1-11 onde logo após o Espírito de Deus em forma de uma pomba pousar sobre Jesus, Ele é levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Mesmo estando com fome e cansado, em nenhum momento Jesus caiu nas ciladas do inimigo. Jesus estava cheio do Espírito de Deus, em João 1, 15-31 Jesus fala obre o Espírito Santo o nosso Conselheiro, que o Pai enviará em seu nome e nos ensinará todas a coisas (versículo 25). Jesus falou isso aos seus discípulos, pois sabia que a sua hora estava próxima, e precisava ensinar aos seus discípulos sobre o nosso Conselheiro que é o Espírito Santo, Ele não os deixariam sozinhos.

     Essas foram algumas da respostas sobre o porquê do batismo de Jesus. Todas essas respostas foram retiradas do meu entendimento na Palavra de Deus, guiado pelo Espírito Santo. Todo conhecimento aqui contido foi retirado da própria Bíblia.

 

Fiquem todos na Santa Paz do nosso Senhor!

 

Webnode

Comentários:

JESUS

Data: 28-01-2014 | De: RAFAEL

Boas palavras,ainda bem que temos pessoas que meditão na palavra de Deus.No livro de Salmos a palavra diz para meditar de dia e de noite.
Antes tem o prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noita.
Pois sera como arvores prantadas junta a ribeiros de aguas, a qual da seu fruto na estação propria, e cuja folhas não caem, e tudo quando fizer prosperara. (Rafael Del Bianco)fone(14) 98613584

O batizado de Jesus

Data: 20-12-2012 | De: Ayrton

Todos devemos ser o exemplo de Jesus e seguir seus mandamentos e fazer sua vontade

porque jesus foi batizado?

Data: 14-09-2012 | De: mangue

É necessário uma compreenção do significado de justiça a que se refere Jesus, que não é o mesmo da justiça humana hermética pontual, farisaica, mas se refere a "Toda Justiça" ou a verdadeira Justiça, a Justiça na sua íntegra, completa. O que é isto? A justiça composta de um conjunto de valores que sem eles a Justiça de fato não opera é capenga se torna escrava da lei e da punição não caminha para alcançar os designios de DEUS que é a liberdade da escravidão do pecado e da lei que só pode vir pela conciência e sua prática, que nada mais é que a obra de contruir este desígnio. E que valores são estes ? Eles impregnam, encharcam as escrituras e são a base fundamental para fazer a humanidade alcançar os objetivos de DEUS, sem estes valores ou um deles não há possibilidade disto, por isto nada poderia ser alcançado com a justiça da lei que obrigava mediante a punição, o medo , mas só poderia com a Justiça vinda dos homens se fazendo cônscios destes valores, que são: o amor,a compaixão,o desprendimento, a prudência, a simplicidade, a sabedoria, o conhecimento, a humildade, etc,etc. No entanto o amor a que se refere jesus e não o amor na concepção humana que é o amor pontual, é tido como o valor mais importante porque engloba todos os outros. Bom! Quem tomou esta responsabilidade de tornar os homens cônscios, o filho de DEUS! o que teria estes valores haver com o batismo? porque são nestes valores que nos tornamos nova criatura, com um pacto cônscio com DEUS, mas jesus já era cônscio não precisava ser uma nova criatura encharcada destes valores, certo! porém se fazendo homem e com os propósitos Divinos como meta, tinha a didática como responsabilidade e como em todas as outras passagens da história de Jesus ele manifesta didáticamente, nos ensinamenos e na prática todos este valores, para apontar o rumo de tranformação e com isto a salvação, e nesta passagem do batismo podemos observar a didática da humildade como elemento inseparável desta "toda justiça" jesus se faz humilde e se deixa batizar por jõao e é reforçada esta didática também na atitude de João "eu não sou dígno.. " em se fazendo homem Jesus necessariamente passaria na prática por todos o valores que compõe a justiça de DEUS inclusive a humildade, mesmo porque estes valores esta em sua essência no âmago de seus ensinamentos. Esta aparente iniciação do batismo de jesus só marca o início do caminhar em direção ao propósito final a Cruz, mais uma didática, se é no batismo que se faz nova criatura então é a partir daí que se caminha neste mundo carregando a Cruz libertadora e ela é necessariamente contraria aos "valores" do mundo e inevitável para quem os rejeita em favor da lógica de DEUS. Portanto que os pais batizem seus filhos ainda criancinhas, porque são responsáveis por eles e os eduquem nos valores da justiça plena acima referida que esta explícita nas escrituras (embora alguns tentem ofusca los, corrompe los ou desvirtua los, deliberadamente ou equivocadamente levando muitos que pensando estar seguindo os preceitos os valores pregados por Cristo na verdade estão seguindo o mundo) para que eles os filhos a partir daí não precisem se tornar uma nova criatura no futuro com o risco de não se tornar e ser cooptado pelo mundo irreversivelmente, mas faça quase como Cristo que já veio antes do ventre mas como isto é impossível, que os seus possam vir pelo menos nos primeiros momentos de sua vida. não espere que seu filho se degenere para se arrepender e se tornar uma nova criatura, siga o que diz a bíblia eduque seus filhos os faça cônscios nos valores das escrituras, sacramente isto logo e prossiga nestes valores fazendo sua parte, e não se deixe enganar pelos deturpadores da palavra que ofuscam para cooptar e colher os frutos de seus interesses mundanos, já que a palavra em sua verdade é contraria a estes interesses, por isto se faz necessário a cooptação pela mentira ofuscada como verdade.

cumprir a justiça

Data: 28-08-2012 | De: Renato Barreto

Jesus se batizou, por que ele precisava se identificar com o homem pecador, por isso ele se batizou mesmo sem ter pecado, por isso que ele diz "para cumprir toda justiça" pois quando ele morreu na cruz ele nos substituiu.

=D

Data: 30-06-2012 | De: Lira

Muito Lindo... bem compreensivo e rico... amei..

Este site (esta palavra)

Data: 04-02-2012 | De: bianca ribeiro

Oi , sou Bianca equero dizer gostei do site e que Deus continue agindo e que assi seja nada alem do sangue de Jesus certo ? Não dexe Ddeus esta agindo , e comisso (site) irá encentivar muitos joveens como eu agora , porém já sou convertina e nao batizada ainda ! Enteresante esse asunto ''por Jesus foi batizado?' nunca tinha parado pra perceber gostei vou falar sobre isto com os meus amigos cristoes por os n ao convertidos (ainda pela graça de Deus) rsrs vão caso ao contrário talves suponho que os assustariam .
engraçado que eu tava com um propósito de Deus de enrar na internet de verdade não é mentira , sem ficar só no Facebook nada contra mais , para ver algo diferente . vlw # Como o agir de Deus é lindo !=)

Re:Este site (esta palavra) Descupa!

Data: 04-02-2012 | De: Bianca Ribeiro ( Eu de nvo)

espero que vc entenda oque eu quis dizer agora li e vi, digitei ERRADO rsrs foi mal depois nós nos falamos melhor DIGITO MAL POREM FALO bEM #tUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE !! TE AMO JESUS !!!!!!!!!!! WOOOU =D

woou te amo jesus !!

Data: 04-02-2012 | De: Bianca

Engraçado tava com vontade de entrar na internet para pesquisar, sobre jovens adoradores. E vi por acaso essa palavra ''P'or que Jesus foi batizado?'' FIquei muito feliz e agora tenho um assunto para falar cm os meus amigos.
Obrigada

juesus

Data: 27-01-2012 | De: Ademir

cara vc esta de parabéns gosteei!

Novo comentário